Terça-feira, 7 de Outubro de 2008

Filosofia e --'

Acho que nunca disse aqui como é que é a minha professora de Filosofia. É…horrenda! Diz barbaridades como “se não tivermos um bom carro, uma boa casa e um casaco de peles devemos recorrer à eutanásia” e “se acham que se devem suicidar suicidem-se, mas a vossa família devia ser obrigada a pagar uma indemnização ao Estado por vocês terem estragado a sociedade”. Este é o 2º ano que temos Filosofia com ela e não aprendemos nada, mas ela dá MUITO BOAS notas para evitar queixas dos alunos –‘

 

No ano passado nunca ninguém esteve para fazer queixa por escrito. Este ano a coisa tornou-se mesmo má (porque para além de dizer cenas mesmo O.o não dá matéria e tem um problema mental. E não, não estou a dizer isto só porque não gosto dela. Ela tem MESMO um problema!) e resolvemos fazer uma queixa por escrito. Entretanto foi a Reunião de Pais e a DT começou a pôr paninhos quentes e mandou-nos reformular o texto.
Hoje a Directora de Turma disse que devíamos estar calados (não disse com estas palavras, mas foi o que deu a entender) e disse (esta parte disse com todas as palavras) que se tínhamos boas notas era bom para a média e isso é que é importante. E eu perguntei “Então e os conhecimentos? E os valores?” e a Directora de Turma disse que Filosofia não tinha utilidade praticamente nenhuma no futuro (estando nós na área de Humanidades duvido muito que assim seja…mas okay) e perguntou-me se não gostava de ter boas notas. Claro que gosto! Aliás, Filosofia serve para fazer a minha média subir mais um pouco mas…eu acho que não está correcto. E, sobretudo, acho que os conhecimentos são muito importantes e está tudo obcecado com a ideia de médias altas (neste caso, a nossa média para a Universidade não será sinónimo de conhecimentos, mas sim de nos resignarmos e abdicarmos de conhecimentos para termos notas superiores). (Tenho de admitir que a nota de Filosofia dá muito jeito para atingir a média que preciso - superior a 16,5)
Conclusão: hoje na tutoria em 20 pessoas que assinaram anteriormente, só 6 o assinaram agora.
Eu assinei. E não acho que tenha feito mal! Nós estamos num país livre, em que os nossos pais pagam impostos e em que temos acesso à Educação. Acho que, no mínimo, devem saber a opinião dos alunos sobre coisas que não estão bem.Eu tenho de fazer por aquilo que acho que está correcto. Eu tenho o direito a protestar e a tentar resolver as coisas quando elas não tão bem. Acho que não me posso calar só porque dá jeito a algumas pessoas.
E a solução apresentada foi:
- não dizer nada à professora e tentar que o Conselho Executivo arranje Sala de Estudo para Filosofia (logo, quem quiser aprender tem de ter o dobro das aulas de Filosofia do que é normal)
Sinto-me: Constipada =/
Publicado por Ritynhaa às 20:01

Link do post | Comenta! | Fazer parte dos teus favoritos =)
8 comentários:
De × Peace.and.love ϟ a 7 de Outubro de 2008 às 22:23
Luta pelo que que achas correcto :)

Beijinhos.
De Ana Sofia a 7 de Outubro de 2008 às 22:57
Eu adorava filosfia. O meu stor era um máximo, davamos uma matéria diferente de todas as outras turmas e ainda se copiava nos testes sem estudar muito.
Era excelente! E depois aquele homem é mesmo muito culto e contavamos factos curiosos da sociedade, enviava-nos muitas imagens...Muito fixe mesmo!
Mas pronto...para compensar tive uma péssima professora de português.
Beijinho ^^
De v. a 8 de Outubro de 2008 às 18:03
É espantoso como é que a tua DT diz que Filosofia não é importante para o futuro, ainda por mais estando em Humanidades... =o
Este ano já não tenho Filosofia, e apesar de nunca ter sido uma disciplina "querida", acho-a super importante. Cada vez mais é preciso saber argumentar, defender, atacar, ainda por cima quando se vive numa sociedade em que teoricamente temos "participação activa na vida politica", perdoem-me, mas a nossa única participação activa é nos 5 minutos em que vamos votar. Aí sim, fazemos algo (nem que seja votar naquele senhor que nos deu uma caneta muito gira e um chapéu que deu imenso jeito para o Verão, mas que nem o nome do dito cujo sabemos.) Tirarem a Filosofia é tirarem-nos a voz, o poder de "reclamar" o que está mal, de ver quais os nossos valores, o nosso papel na sociedade...

Beijinho

P.S: desculpa lá a "seca", mas tinha de opinar. Não sei como há profs capazes de dizerem tamanhas parvoices...
De Joαηα a 8 de Outubro de 2008 às 18:55
Uma vez também fiz queixa de uma professora por escrito. Acho que fizeste muito bem em manter a tua posição até ao fim. O objectivo é obter conhecimentos e não só ter uma média alta.
Beijinho. *
De Sophie a 9 de Outubro de 2008 às 07:13
Ai eu concordo plenamente contigo, se é assim para que que perdemos tempo a ir a escola ?! Então é melhor ficarmos em casa a ter as belas notas para a média pois os conhecimentos ficam dentro dos livros apenas...Estupidez ai Portugal não avança mesmo -.-

Acho que fizeste muito bem em assinar .

Beijinhu
De uma rapariga... a 9 de Outubro de 2008 às 22:28
Fizeste bem em assinar na mesma. Não vale a pena ter boas notas se o que os nossos verdadeiros conhecimentos se resumem a zero. O saber nunca é demais, ainda que pensem que no futuro seja útil ou não.

beijinhos*
De M. :) a 11 de Outubro de 2008 às 13:33
Acho que fizeste muito bem :)
Não devemos passar por cima das nossas ideias e das nossas opiniões :)
Grande Rita :D

Beijinhos , :)
***

De uaef a 11 de Outubro de 2008 às 15:16
sei que não tem nada com o post, mas era só para dizer que concordo plenamente com aquilo que disseste... Hoje em dia parece que fazem tudo para as pessoas magrinhas (sem ofensa para essas, mas nós tb precisamos e merecemos :S)

Beijinho, volta sempre que quiseres

Filipa

Comentar post

Sobre mim =)

Pesquisar neste blog

 

Janeiro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
20
21
23
24
25
26
27
28
31

Arquivo

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

101 coisas em 1001 dias ^^

Lista

Links

blogs SAPO